Aprenda a metodologia que ajuda a criar ambientes e relacionamentos mais colaborativos para solucionar problemas, transformar conflitos e alcançar objetivos comuns em equipes, empresas e instituições.
"Se o importante é competir, o fundamental é cooperar".
Diante de tanta desordem, cooperar é a nova ordem e a Pedagogia da Cooperação é o pilar para construir uma rede de soluções que atenda às novas expectativas gerenciais e governamentais.
100% Online e Ao Vivo - Os encontros ficarão gravados caso você perca algum conteúdo.
Primeira Turma: de 15/03 a 29/05
Segundas e quartas, 19h às 21h30 + um sábado por mês, 08h30 às 12h30.
Todos os encontros serão telepresenciais pela plataforma Zoom e com material de apoio
Segundas e quartas, das 19h às 21h30 e um sábado por mês, das 8h30 às 12h30
A partir de 15 de março a 29 de maio, 23 encontros e um total de 62 horas
Você receberá o certificado de participação na Formação nas 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação
O mercado espera hoje habilidades e saberes que há 10 anos eram supérfluos e a habilidade em cooperar é uma delas. Ter em seu currículo o saber colaborar é um passo incrível que você pode dar em direção a uma carreira conectada com o futuro do planeta.
Segundo o site da Harvard Business Review Brasil, muitas empresas vêm adotando o ambiente de trabalho colaborativo, como IBM, Citibank e Nasa. Ao adotar essa cultura de colaboração, as empresas conseguiram reduzir suas taxas de erro em 75% e aumentar a produtividade em 10%.
Antes mesmo da pandemia, temos observado uma migração de práticas e culturas competitivas para colaborativas nas organizações e em diferentes setores da sociedade. Já sentíamos a necessidade, agora urgente, de aprender a nos relacionar de um jeito diferente, mais produtivo e saudável para todo mundo.
A Pedagogia da Cooperação é uma abordagem desenhada para criar ambientes e relacionamentos colaborativos em empresas, escolas, governos, ONGs e comunidades, para solucionar problemas, transformar conflitos, alcançar metas e realizar objetivos conciliando produtividade e felicidade.
Esta formação é para VOCÊ que quer:
Ao concluir a Formação, VOCÊ terá competência para:
Vivenciar as 7 Práticas da
Pedagogia da Cooperação
Dedicado à apresentação da jornada da Formação e à vivência das 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação. Ao final, o grupo terá a oportunidade de revisitar todo o PerCurso deste Ciclo e reconhecer os 5 Ps da Pedagogia da Cooperação: Propósito, Princípios, Processos, Procedimentos e Práticas.
Exercitar a Focalização
Momento de experimentar a focalização, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e praticar os três aspectos da Focalização Colaborativa: ativa, intuitiva e apoiativa.
Descobrir o foco da aplicação
Chegou a hora de reconhecer a missão! A partir dos cenários apresentados pelas organizações comunitárias convidadas, assumiremos o desafio de SerVir por meio da aplicação coletiva das 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação.
Organizar e preparar os times de Focalização Colaborativa
Momento para reunir o grupo e organizar, preparar, orientar e integrar os times de Focalização Colaborativa para a aplicação das 7 Práticas, focando na missão definida pela organização comunitária indicada.
Aplicar coletivamente
as 7 Práticas
É o tempo da cooperAção! Com os times de Focalização preparados, entraremos em campo para aplicar coletivamente as 7 Práticas e realizar a missão em conjunto com a organização comunitária atendida.
Contemplação da experiência e avaliação dos resultados
Após a aplicação, uma pausa para reunir, compartilhar relatos e fazer a avaliação da experiência - efeitos, resultados, legado e aprendizados.
Agradecer, celebrar
e se espalhar
Todo o PerCurso precisa ser celebrado! Ao final da jornada, como parte do Rito de TransFormaAção, cada time de Focalização Colaborativa terá a missão de preparar e realizar um dos momentos da cerimônia de celebração desta Formação.
Março: 15, 17, 20, 22, 24, 29 e 31 | Abril: 5, 7, 12, 14, 19, 24, 26 e 28 | Maio: 3, 5, 10, 12, 17, 19, 26 e 29
Você receberá o certificado ao concluir a formação com o mínimo de 80% de presença em cada ciclo.
BÔNUS!!!
Para você se aprofundar ainda mais na metodologia, ao se inscrever na formação você ganhará o livro Pedagogia da Cooperação: Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer.
E ainda: 4 horas de mentoria em grupo com os focalizadores da formação.
GESTORES E LÍDERES
Se você gerencia equipes, departamentos ou empresas, a Formação nas 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação ensina como buscar soluções comuns para grandes desafios e questões, como engajar as pessoas em um propósito para aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados.
PROFESSORES
Se você é da área da Educação, a Formação nas 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais necessárias para aprender a conviver em uma sociedade cada vez mais plural, dinâmica e global.
GESTÃO DE PESSOAS - R.H.
Se você trabalha com pessoas, a Formação nas 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação é uma ferramenta que promove o trabalho em equipe, o fazer junto, a cocriação, a cooperação, a inovação e a transformação de conflitos em relações de parceria.
O Projeto Cooperação é uma organização pioneira que há mais de 24 anos oferece soluções colaborativas voltadas ao processo de desenvolvimento individual e coletivo. Atua em diferentes contextos, por meio de consultoria, palestras, oficinas, cursos de pós-graduação, eventos corporativos e publicação de livros e artigos.
Cambises Bistricky Alves
O Camba foi jogador de voleibol em equipes de alto rendimento, como Pirelli e Suzano. Logo depois, trabalhou no mercado financeiro. Desde 2010 é sócio do Projeto Cooperação e atua na área de consultoria, com foco em Pedagogia da Cooperação e Design Colaborativo. É graduado em Educação Física (UMC) e pós-graduando em Jogos Cooperativos (UNIMONTE) e Transdiciplinaridade e Desenvolvimento Humano (UNIPAZ/SP). Possui formação em Dragon Dreaming e é facilitador na pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e na formação Holística de Base. Coautor do livro “Pedagogia da Cooperação”.
Fábio Otuzi Brotto
O Fábio é pioneiro em Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação no Brasil, cofundador do Projeto Cooperação, Mestre em Ciências do Esporte (UNICAMP), Bacharel em Psicologia (Univ. São Marcos) e Licenciado em Educação Física (Fefisa). Atua como consultor organizacional com foco no desenvolvimento de equipes e lideranças colaborativas e como docente em diversos cursos de pós-graduação e extensão universitária (UNIP, UNIPAZ, Gaia Education e outras). Também é autor dos livros “Pedagogia da Cooperação”, “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: o Jogo e o esporte como um exercício de convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”.
Roberto Gonçalves Martini
O Beto é consultor especializado na focalização de Metodologias Colaborativas e no desenvolvimento de Projetos de Cooperação nos contextos educacional, organizacional e comunitário. Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP), graduado em Educação Física com especialização em Psicomotricidade, mediador de conflitos com formação em Comunicação Não-Violenta e coautor do livro "Pedagogia da Cooperação".
Rodolpho Martins
Dodô é um inquieto pedagogo, músico por atrevimento, especialista em Jogos Cooperativos, consultor organizacional e empreendedor social. É também palestrante internacional, com participação no TED e atuações em diversos países dos continentes americano, africano e europeu. Coautor dos livros "Pedagogia da Cooperação" e "Circulando Cooperação" e criador dos Programas Musicooperação, 8UP e Language Salad. É facilitador no curso de pós-graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas.
Primeira Turma:
APENAS 15 VAGAS - 15/03 a 29/05
INSCREVA-SE JÁ
Por até 12x de
R$ 341,36
ou R$3.400,00 à vista
Seu investimento está 100% protegido com o Projeto Cooperação. Se você achar que esta formação não é para você logo no primeiro dia de encontro ao vivo, envie um e-mail que devolvemos todo seu investimento.
Ficou com alguma dúvida?
Fale com a Eliana Fausto que ela vai te ajudar!
com-tato@projetocooperacao.com.br
(11) 99963-6862
QUEM JÁ VIVENCIOU AS 7 PRÁTICAS
"A pedagogia da Cooperação me trouxe a percepção de conseguir ver as pessoas além de seus cargos e com isso passei a obter resultados muito além de minhas expectativas."
Eliana Filippi
Coordenadora de Logística da COOPER
"Me considero muito mais capacitado para a vida: ganhei ferramentas que me habilitam a facilitar processos colaborativos e resultados semelhantes em qualquer grupo de pessoas, ganhei a possibilidade de trabalhar com uma das maiores demandas do mundo atual: a cooperação. E especialmente, ganhei a compreensão de que a vida é muito mais fácil quando a gente deixa que ela seja o que foi planejada para VenSer: cooperativa!"
Fábio Calderano
Publicitário
"Os diferentes times puderam dialogar e se aprofundar sobre suas inquietações diante de novas demandas, sobre o clima de trabalho existente e sobre novas formas de se relacionarem para ‘performar’ cada vez mais e melhor. Criaram planos de ação relevantes para implementarem juntos, uma dinâmica de integração, colaboração e bem-estar entre as pessoas do Sistema. Os efeitos desse processo impactaram positivamente o clima organizacional e consequentemente os resultados dos negócios."
Daviane Chemin
Ex-Diretora de Recursos Humanos da FIEP
"Me fez ver que, independente da posição que estamos ocupando, temos nossa responsabilidade e o nosso valor e também muitas vezes não conseguimos desempenhar determinada função sozinho, precisamos uns dos outros!"
Karla de Oliveira
Analista de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Verde/GO
"Confirmar que estamos extremamente satisfeitos diante do caminho construído e das etapas que passamos. A abordagem profissional de vocês, sem esquecer em nenhum momento do "jeito Projeto Cooperação de ser e fazer" significaram toda a diferença. Para mim, foi uma alegria pessoal poder ter viabilizado aos meus colegas um pouco de tudo o que aprendi com vocês até hoje."
Gilvane Kern
Diretor Administrativo do Sicoob Creditapiranga
QUER LEVAR A FORMAÇÃO NAS
7 PRÁTICAS DA PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO
PARA SUA EMPRESA?
Para pacotes corporativos, fale diretamente com a nossa especialista em negócios empresarias para um atendimento individual e personalizado:
Claudia Prado | (11) 99121-4390
claudia@projetocooperacao.com.br
Quando acontecerão os encontros?
De 15/março a 29/maio, às segundas e quartas, das 19h às 21h30, e um sábado por mês, das 8h30 às 12h30.
Quais são as datas dos encontros?
Março: 15, 17, 20, 22, 24, 29 e 31 | Abril: 5, 7, 12, 14, 19, 24, 26 e 28 | Maio: 3, 5, 10, 12, 17, 19, 26 e 29
Os encontros serão gravados?
Sim. E ficarão disponíveis até 03 meses após o término da Formação.
Posso receber nota fiscal se for preciso?
Sim, basta solicitar enviando um e-mail para com-tato@projetocooperacao.com.br
Até quando é possível ingressar na Formação?
Somente até o segundo encontro, dia 17 de março.
Por qual plataforma a Formação será ministrada?
Os encontros telepresenciais acontecerão pela plataforma Zoom.
Quais conhecimentos eu preciso ter para fazer a Formação?
Não é necessária nenhuma experiência anterior com a Pedagogia da Cooperação. É interessante que você já tenha alguma experiência com a plataforma Zoom e outras ferramentas de facilitação remota (Google Drive, Mural, Google Classroom, Miro, entre outras).
Quais recursos materiais eu preciso ter para fazer a Formação?
Receberei algum material para consulta durante a Formação?
Sim. Além da indicação de bibliografias e outras fontes de consulta, todo material produzido durante os encontros ficará à disposição em um ambiente de aprendizagem virtual.
Por quanto tempo terei acesso aos materiais e ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem?
Você terá acesso até 03 meses após o término da Formação.
Como vou tirar minhas dúvidas?
Cada encontro contará sempre com a presença de dois dos quatro focalizadores. Os encontros serão interativos e haverá espaço para perguntas e respostas.
Qual é a frequência mínima que deverei ter para receber o certificado?
Como a Formação é realizada em 7 Ciclos, a frequência mínima é de 80% em cada um deles.
E se eu não gostar?
Você pode solicitar o reembolso, que será devolvido de forma proporcional à sua permanência na Formação, descontando-se 20% desse total. Não há devolução da taxa cobrada pelo PagSeguro.
Ainda com dúvidas?
Escreva para com-tato@projetocooperacao.com.br